Silvio Santos dá surra de estratégia na Record

10-07-2009 16:13

Ricardo Feltrin
Colunista do UOL

No futuro, se alguém tentar analisar o atual período da TV brasileira, terá um grande material à disposição. Eis um período fértil em fatos do mundo do entretenimento nesse veículo que tende a se fundir com a internet no curto prazo. A batalha atual entre Record e SBT é talvez a maior já ocorrida entre duas emissoras de TV aberta.



O SBT perdeu Gugu, mas a Record perdeu Roberto Justus, Eliana, seu diretor artístico (Paulo Franco) e, nesta sexta-feira, segundo a coluna Radar, da "Veja", também perdeu para o SBT Tiago Santiago --responsável por todo o núcleo de novelas e detentor da maior média de ibope da Record na década.

Foi o segundo golpe no fígado dos bispos em apenas uma semana. Os golpes foram desferidos por um senhor muito criticado por sua instabilidade como "programador" de TV, e que muita gente considerava em fim de carreira. Aos 78 anos, Silvio Santos dá uma surra de estratégia e uma aula histórica de agressividade empresarial na Igreja Universal e na Record.

Se os bispos conseguiram lhe tirar Gugu, seu maior faturamento, Silvio tirou simplesmente o executivo mais próximo do bispo Honorilton Gonçalves, o grão-vizir da Record. Às escondidas, negociou e tirou Paulo Franco, a pessoa que o bispo tinha mais próximo, seu braço direito.

Essa contratação, segundo Ooops! apurou, gerou caos e terror na cúpula da Record. Ainda mais porque Franco e sua família pertencem à Igreja Universal. Isso acendeu o alerta máximo nos bispos que, finalmente, perceberam que não só a lealdade profissional, mas que também a religiosa podia ter um preço pago pelo concorrente.

Já o golpe desta sexta-feira é quase um xeque-mate: ao tirar Tiago Santiago da Record, Silvio Santos tira um dos tripés da emissora, a teledramaturgia, área que a Record mais investiu dinheiro nos últimos anos, e com a qual mais contava na chamada trilha "da liderança". Santiago era o artífice maior desse investimento, e acaba de ir embora para o SBT, com toda informação necessária.

Independente dos próximos rounds e resultado final, o craque do jogo é Silvio Santos que, qual Ronaldo "Fenômeno", surpreende a todos, dá a volta por cima e ainda marca gols de placa.